Pés sujos de terra, mãozinhas encardidas… ver seu filho coberto de sujeira pode ser assustador. Mas você já ouviu falar de vitamina S?! Esse apelido refere-se a milhares de bactérias e germes que habitam nosso planeta, não causam doenças e podem até ser benéficos ao organismo.

Pesquisadores, assim como a sabedoria popular, sugerem que manter a criança protegida em ambientes extremamente limpos, sem deixar que se suje, pode deixá-la mais suscetível a doenças no futuro.

Ao longo dos primeiros anos de vida, o sistema imunológico se fortalece. O contato ponderado com micro-organismos presentes na sujeira orienta o sistema a amadurecer de forma ordenada.

A criança deve ser livre para brincar descalça no chão, na grama e na areia. Mas é importante checar as condições do local. Tanques de areia próximos a depósitos de lixo ou expostos a defecação de animais podem transmitir doenças.

Lavar as mãos, as frutas, verduras e legumes e os objetos precisam continuar sendo um hábito. Nem tanto, nem tão pouco. A receita da boa saúde de pequenos e adultos realmente é o equilíbrio.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *